segunda-feira, 18 de outubro de 2010

RAIVA é tema do Programa "Bem Viver" da JustTV

O psic. Paulo G. P. Tessarioli foi entrevistado no Programa "Bem Viver" da JustTV, apresentado por Regina Pastore. "Raiva" foi o tema discutido e dentre os muitos posicionamentos e esclarecimentos, o apresentador e consultor do Programa "Affair com você" destacou a importância da raiva e a forma como reagimos a ela:

"Alguém, em algum lugar, em algum tempo falou: conte até dez! A questão da reatividade é o principal problema da raiva. A raiva não é um problema em si mesmo, porque é uma emoção, uma das cinco emoções básicas que todos nós, seres humanos, temos… a forma como cada um reage é muito particular… a raiva fica muito difícil de ser administrada quando somos muito reativos a ela… você recebe um e-mail extremamente ofensivo… você precisa responder à altura? Responder à altura é ser reativo!".

Além disso, Tessarioli ressaltou a importância de compreendermos a raiva do ponto de vista intrapsíquico, ou seja, a partir de nós mesmos, pois a nossa cultura, de uma certa forma, não legitima essa emoção e com isso não aprendemos a lidar com ela: 

"Muitas vezes ocultamos o nosso lado sombra de nós mesmos e aí nós projetamos a nossa sombra no outro, acreditando que outro é ruim, que o outro é agressivo, que o outro é ignorante, enfim, sempre o outro… Então, quando você estiver muito assim… achando que é sempre o outro… dá uma olhadinha se na sua sombra não tem um pouco deste outro que você está falando o tempo todo e que é o problema da sua vida!".

Confira a entrevista na íntegra assistindo o vídeo abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário