quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Graça Margarete S. Tessarioli falou sobre "Adolescência" na JustTV

A educadora Graça Margarete S. Tessarioli foi entrevistada no Programa "Bem Viver" da JustTV, apresentado por Regina Pastore. "Adolescência” foi o tema discutido e dentre os muitos posicionamentos e esclarecimentos, a produtora, apresentadora e consultora do Programa "Affair com você" destacou a importância de compreendermos a fase da adolescência:
 
“O estudo da adolescência é muito recente... Apenas no século XXI é que se volta o olhar para a adolescência... há muito a ser estudado. As características do adolescente são marcadas por uma fase de grandes modificações externas e internas de diversas ordens...”.
 
A educadora explica o que acontece com meninos e meninas quando chega a puberdade, comentando cada uma das mudanças. “... Físicas, pois de repente o menino se torna um homem, com corpo de homem e a menina com um corpo de mulher. Emocionais,  'Quem eu sou?', 'Em que acredito?', 'Que profissão seguir?'. Cognitivas, há um aumento das abstrações e se tornam muito mais questionadores e críticos dos valores e situações vivenciadas. Sexuais, momento em que se inicia o desejo sexual.... Especificamente no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que a idade da adolescência compreende o período de 12 a 18 anos”.

Confira a entrevista na íntegra assistindo o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário