terça-feira, 12 de outubro de 2010

A escola de ontem e o adolescente de hoje.

O que me levou a pensar nesse assunto, “A escola de ontem e o adolescente de hoje”, exibido no dia 11 de outubro no Programa “Affair com você”, a princípio foram as duas datas comemorativas desta semana, o dia das crianças e o dia do professor.
Porém, a partir da reflexão sobre os acontecimentos que a mídia leva aos nossos lares, envolvendo o comportamento dos jovens dentro da escola, alguns comportamentos nos causam espanto e até indignação, um pensamento me chamou a atenção, a escola não se mostra preparada para lidar com estas situações.


Aliás, hoje é muito comum reclamações da família e da escola quanto à indisciplina, rebeldia, níveis de aprendizagem insatisfatórios, envolvimento dos jovens com álcool e drogas, e a iniciação prematura da vida sexual.
A abordagem apresentada não se esgota, pois cada item deve ser foco de outros programas para que possamos tratá-los com mais profundidade. Convidados: Profº Manoel Ricardo Severo, Profª Walkiria Cibele Roque e o Delegado e Profº Robinson Fernandes.

Um comentário:

  1. Agradeço a oportunidade de participar do programa.
    Parabenizo a iniciativa de vocês, Profa. Graça e Prof. Paulo pela escolha do tema, tão pertinente no contexto atual.
    Discussões como esta que tivemos devem ser frequentes para compreendermos os diferentes paradigmas educacionais, bem como suas implicações no perfil individual dos alunos.
    A compreensão do que é o espaço escola, quem é o professor e outros profissionais envolvidos em Educação, comportamentos típicos de diferentes faixas etárias dos alunos, etc, contribui decisivamente para a visão de homem que a escola deseja formar.
    O papel do Ensino Superior nesta realidade também deve ser contemplado nas análises.
    Assim, admitindo estas relações como complexas, delicadas e atraentes para nós, profissionais da Educdação, me coloco à disposição para continuarmos nosso bate papo!
    Abração!
    Profa. Walkiria Cibelle Roque

    ResponderExcluir