sábado, 4 de dezembro de 2010

É possível ser amigo (a) do ex? "Eu só queria um café" e você?

"Não por acaso", a partir do filme que tem este nome, que o jornalista Ruleandson do Carmo criou o seu blog "eu só queria um café", ao ouvir esta frase do personagem principal do filme.

Com o objetivo de discutir o sentimento amoroso, em suas diversas formas de relacionamento, tendo filmes - em sua maioria, comédias românticas - como pano de fundo, o blog "eu só queria um café" nasceu em junho de 2007. "Concluí, através do filme, que eu também só queria um café e resolvi criar o blog com este nome", compartilha Ruleandson em seu blog. A partir daí, a blogosfera passou a ter um espaço dedicado à reflexão amorosa.

"Amigo do ex: é possível ser amigo após o fim" de uma relação amorosa? O psicólogo Paulo G. P. Tessarioli responde as perguntas do jornalista Ruleadson do Carmo sobre este assunto. Confira abaixo uma parte da entrevista.

Ruleandson: O fim de um relacionamento amoroso pode ter quais efeitos positivos e negativos nos indivíduos?

Paulo Tessarioli: Os efeitos do fim de um relacionamento, positivos ou negativos, dependem de alguns fatores, por exemplo, a forma como se lida com perdas, em que circustâncias este relacionamento terminou e principalmente se a pessoa em questão manteve outros relacionamentos ativos (social, familiar e profissional).

Ruleandson: Há algum jeito de se encerrar a relação evitando mágoas?

Paulo Tessarioli: Não existe uma fórmula mágica! A relação pode terminar, mas o afeto não deixa de existir de uma hora para outra. Algumas pessoas se sentem magoadas e ficam muito sensíveis quando uma relação afetiva chega ao fim.


Um comentário:

  1. Caros amigos,
    Passei por isto e tenho há 1 ano uma relação maravilhosa com minha ex-esposa que espero manter pela amizade e carinho que tenho por ela. Uma pessoa que se não deu certo seguir em frente juntos (após 8 anos de casados), tem me permitido uma amizade prazerosa e com um carinho muito grande de ambas as partes.
    Abraço

    ResponderExcluir