segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Aborto!!! Assunto polêmico, né? E quando ele acontece naturalmente?

No Brasil, o aborto é considerado crime! Assunto polêmico, você não está entendendo, tão polêmico que virou "argumento político" na última eleição para Presidência da República. Quantos eleitores foram influenciados por conta deste assunto, a partir da argumentação de que "tal candidato" é a favor ou contra o aborto? Porém, quando o aborto acontece naturalmente, de forma espontânea, que atenção este tema tão polêmico passa a ter?

O Psicólogo com Título de Especialista em Sexualidade Humana (TESH), Paulo G. P. Tessarioli, comenta que o aborto espontâneo é um assunto muito mal trabalhado por todos os envolvidos (família, médicos e até mesmo o casal) e se transforma praticamente em um segredo. Este é o campo fértil para que a mulher se sinta culpada pelo que aconteceu. Segundo Tessarioli, "o tema da culpa é muito comum e constante, independente do caso. É como se ela (a mulher que abortou espontâneamente) tivesse feito algo de negativo em algum momento e estivesse sendo castigada por isso!".

"Torna-se um tema que não vem à tona e que não é discutido. Ninguém fala sobre o que aconteceu. Esse comportamento já reforça a sensação de culpa. Todos precisam de um preparo emocional para lidar com essa questão", diz Tessarioli. Para enfrentar a situação, o indicado é um acompanhamento psicoterápico, pois, caso contrário, qualquer gravidez posterior pode ser um trauma.

Paulo G. P. Tessarioli atua também como terapeuta de traumas e experiências difíceis, pelo método conhecido como EMDR (Eye Movement Desensitization and Roprocessing) e constata que "o problema dessas experiências traumáticas é quando elas impactam a vida de tal forma que prejudicam o presente e inviabilizam o futuro. Essa é a medida para saber se algo precisa ser trabalhado emocionalmente. Quando você nota que algo não ficou no passado, é preciso olhar para a situação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário