segunda-feira, 13 de setembro de 2010

SAÚDE SEXUAL PARA TODOS! #diamundialdasaudesexual


Os apresentadores e consultores do Programa “Affair com você” da allTV – www.alltv.com.br – Graça Margarete S. Tessarioli & Paulo G. P. Tessarioli, falaram sobre “Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva” no Dia Mundial da Saúde Sexual, comemorado dia 04 de setembro no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

“Eu me amo pra caramba!” – Por meio de uma dinâmica, com direito a abraços, carinhos e beijos em si mesmos, que animou e envolveu a todos da platéia, o casal Tessarioli que também são pesquisadores e membros do CEPCoS – Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade – www.cepcos.org.br – entidade responsável pela organização e realização do evento na cidade de São Paulo, iniciou a apresentação do tema “Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva”, enfatizando a importância da auto-estima, do auto-respeito e principalmente da qualidade de vida.

Para abordar o conteúdo, Graça & Paulo Tessarioli conversaram sobre o evento com os olhares atentos da platéia e trouxeram, em forma de diálogo, as informações referentes ao quinto capítulo da Declaração sobre Saúde Sexual para o Milênio, da WAS – Associação Mundial para a Saúde Sexual – publicada em 2009, que é definido pelo seguinte texto: “Assegurar que os programas de saúde reprodutiva reconheçam o caráter central da Saúde Sexual”.

Um breve histórico sobre o termo “Saúde Reprodutiva” foi compartilhado com todos, onde o casal de pesquisadores resgatou dados referente à Conferência de População e Desenvolvimento do Cairo, ocorrida em 1994, em que o conceito de saúde reprodutiva atingiu novas dimensões com acréscimo da saúde sexual e dos direitos reprodutivos. Também foram apresentados dados referentes à Declaração de Direitos Sexuais aprovada pela Assembléia Geral da WAS em 1997.

O 8º Direito Sexual – Direito às escolhas reprodutivas livres e responsáveis – foi escolhido para embasar três monólogos do casal Tessarioli, criados para explicar o texto contido na Declaração de Direitos Sexuais, o direito em decidir ter ou não filhos, o número e o tempo entre cada um, e o direito total aos métodos de regulação da fertilidade.

Ao final de cada monólogo, o casal de pesquisadores pediu a todos que repetissem uma frase que representasse o conteúdo do 8º Direito Sexual. A primeira foi: “saúde e bem-estar”. A segunda foi: “satisfação, segurança e prazer”. E a última foi: “relações pessoais positivas”.

Para finalizar a apresentação, Graça & Paulo Tessarioli pediram a todos que repetissem o lema do Dia Mundial da Saúde Sexual: “Saúde Sexual para Todos”. Sob aplausos, o tema “Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva” foi concluído e como o show não pode parar, subiu ao palco a cantora Lýdia Venturelli & Banda, dando seqüência ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário