sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Quem foi que disse que criança não tem vez?

"Lugar de criança é na escola", sem dúvida! Acreditamos que até as crianças pensem assim. Porém, alguns desconhecem e outros até ignoram a ansiedade com que as crianças vivem a rotina escolar, principalmente no período conhecido como volta às aulas. Esta ansiedade pode ser ainda maior se a criança estiver indo à escola pela primeira vez, ou se a criança foi transferida para outra escola.

O Guia da Semana entrevita Graça Margarete S. Tessarioli, Mestre em Educação e Diretora Executiva do Colégio Santa Catarina - Mooca, São Paulo. "Mudança sem crise" é o tema da entrevista, que ao final apresenta dez dicas que facilitam a adaptação da criança quando ela é transferida de uma escola para outra.

Oscar Wilde dizia que "a melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes" e neste sentido, Graça Tessarioli indica que os pais façam o exercício de se colocar no lugar da criança e pensar como é difícil para eles mesmos a adaptação ao que é diferente, como um novo emprego. "Às vezes na mesma função, a outra empresa vai exigir que se molde as novas regras, rotina e metodologia. Se é difícil para um adulto, imagine para uma criança", completa.

Eleger alguns critérios, para que a mudança de escola não seja sinônimo de crise, é um bom começo. A Diretora Executiva do Colégio Santa Catarina argumenta que os pais não devem escolher uma nova escola para o filho com uma metodologia diferenciada da anterior, principalmente no início da alfabetização, pois isso pode levar até a problemas de compreensão do conteúdo. Ela explica ainda que é preferível se a mudança levar em conta que todo aluno passa por três ciclos de educação, que é Infantil, Fundamental - divido em duas partes: do primeiro ao quinto ano e do sexto ao nono - e Médio. "Trocar o filho de escola na mudança de ciclo é mais fácil para a adaptação do aluno", reforça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário