domingo, 9 de janeiro de 2011

O carnaval nem chegou, mas já tem festa por aí!

Há algum tempo atrás, entre nós, estudiosos, pesquisadores e profissionais especializados em Sexualidade, era comum ouvirmos a expressão "terceiro banheiro" ao nos referirmos à complexidade da temática que contemplávamos. Para se ter uma idéia das dimensões do assunto, na década de 1990 foi lançado o livro "Os Onze Sexos: As Múltiplas Facetas da Sexualidade Humana", cujo autor é Ronaldo Pamplona da Costa, médico psiquiatra, psicoterapeuta e também psicodramatista. Esta obra representou, na época de seu lançamento, um grande avanço a respeito dos conceitos: "Orientação Sexual", "Identidade Sexual", "Identidade de Gênero" entre outros. "Os Onze Sexos" trouxe à luz os fenômenos que já eram observados na área da Sexualidade.

De lá pra cá, muita coisa mudou. Peraí!!! Como é que é??? De lá pra cá ALGUMAS coisas mudaram e outras parece que resurgiram! Você acha que "Túnel do Tempo" é apenas um quadro do Programa "Vídeo Show"? O "Túnel do Tempo" existe viu? Claro que é uma metáfora e também uma brincadeira, mas a matéria publicada pelo caderno "Último Segundo" do Portal IG, no dia 09 de janeiro, reforça a idéia desta volta ao passado, ou do passado se fazendo presente.


Sabe qual foi a grande vedete da noite de inauguração da quadra de R$ 1 milhão da Unidos da Tijuca, atual campeã do carnaval do Rio? Peraí!!! Vedete? Pois é... Olha o "Túnel do Tempo" aí gente!!! Segundo a Wikipédia, "vedete é como eram chamadas, no teatro de revista, as atrizes que se sobressaíam durante as apresentações, e se constituíam, muitas vezes, no grande atrativo destas", por exemplo, Carmem Miranda. Voltamos muito no tempo né? A palavra "vedete" também é sinônimo de grande atração.

Então, voltando para a matéria, "a grande vedete da noite foi o banheiro LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais)". É isto mesmo!!! O banheiro LGBT é a grande vedete do momento e veja que estreiou em grande estilo, conforme o trecho que segue abaixo:
"Alvo de tanta polêmica, o banheiro foi inaugurado com pompa e
circunstância à 0h15 deste domingo. O secretário municipal de Turismo e
presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, o carnavalesco Milton Cunha e líderes gays participaram da cerimônia, comemorada com um rufar da bateria, fogos de artifício e um bolo colorido".
O "banheiro LGBT" é o "terceiro banheiro"! E mais... "A direção da escola promoveu uma consulta: quem chegava à quadra era convidado a votar a favor ou contra o banheiro gay. A contagem dos votos só vai terminar neste domingo (9), mas, até o início da madrugada, mais de 90% dos consultados apoiou a iniciativa".

Acreditamos que esta criação é resultado da desinformação e da falta de orientação especializada na área da Sexualidade, pois certas atitudes, por melhor que sejam as intenções, reforçam o preconceito e promovem a discriminação que são, ao mesmo tempo, alimentos essenciais para a manutenção da homofobia. Olha aí, no "Tunel do Tempo: a volta dos guetos, agora, na versão "banheiro".

Lamentamos que isto tenha ocorrido, mas carnaval é isso aí! Tudo vira motivo para festejar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário