terça-feira, 7 de junho de 2011

Marcha das Vadias surpreende e dá lições de cidadania!

No mês passado, segundo a BBC Brasil, um policial canadense, durante uma palestra sobre segurança na Escola de Direito Osgode Hall, em Toronto, Canadá, disse aos estudantes que lá estavam: "Vocês sabem, eu acho que nós estamos fazendo rodeios aqui. Disseram-me que eu não deveria dizer isso, mas as mulheres devem evitar se vestir como vagabundas, para não ser tornarem vítimas (de ataques)".

As estudantes resolveram protestar contra essa declaração e a partir daí surgiu a primeira marcha, reunindo cerca de três mil pessoas em Toronto. Por meio das redes sociais, jovens de diversos países saíram às ruas com faixas e roupas provocativas, buscando se apropriar da expressão pejorativa slut (vagabunda) para protestar contra a responsabilização da mulher pela violência sexista.

O apresentador e consultor do Programa "Affair com você", Paulo G. P. Tessarioli, especialista em sexualidade, registrou imagens do evento e percebeu que "muitas pessoas não compreendiam porque o movimento estava sendo chamado de 'Marcha das Vadias', pois não tiveram acesso as informações que deram origem ao evento e a grande mídia, mais uma vez, pegou carona no sensacionalismo e chegou a afirmar que haviam 'mulheres com pouca roupa' na Av. Paulista". Confira o vídeo abaixo e tire suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário