segunda-feira, 23 de maio de 2011

Você é tímido? Tem problemas com a timidez? Confira!

O Programa Hoje em Dia, da Rede Record de Televisão, entrevista o psicólogo Paulo G. P. Tessarioli a respeito de um fenômeno muito comum, a timidez. Conhecida tecnicamente como "medo social", a timidez se caracteriza por desconforto e, muitas vezes, inibição em situações de interação social. Dependendo da intensidade, a timidez precisa ser tratada, pois prejudica a realização pessoal e pode desencadear problemas emocionais mais graves.

Segundo Tessarioli, a mente de uma pessoa tímida processa pensamentos negativos, sobre si mesma, o tempo todo. "Quando a pessoa se refere a si mesma, é sempre de forma depreciativa. Acha que não é merecedora de um elogio, por exemplo, ou que chegou até ali porque as pessoas facilitaram a sua vida". Confira abaixo a entrevista na íntegra.


Quando a timidez é acompanhada por sintoma de ansiedade (tremores, suor excessivo nas mãos, axilas, pés, taquicardia, falta de ar, desarranjo intestinal, dores de cabeça, entre outros), é o momento adequado para consultar um psicólogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário