terça-feira, 31 de maio de 2011

Onze sexos... É isso mesmo! Não foi um erro, confira!

É menina ou menino? Desde que nascemos, esses são os parâmetros utilizados na sociedade para ditar as maneiras pelas quais iremos nos relacionar uns com os outros. O Programa "Affair com você" entrevista o Dr. Ronaldo Pamplona da Costa, psiquiatra e sexólogo, autor do livro "Os onze sexos: as múltiplas faces da sexualidade humana".

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Solteiro! E agora? Pensa que só as mulheres não sabem o que fazer?

Leonardo Filomeno do Guia da Semana entrevista Paulo G. P. Tessarioli, especialista em sexualidade e psicoterapeuta de indivíduos, casais, famílias e grupos. Geralmente, a maioria das mídias dá grande atenção às mulheres quando o assunto é relacionamentos. Porém, os homens também passam por dificuldades e até mesmo apuros. Apesar tentador, muitos homens percebem que estar de volta ao mercado de relacionamentos pode causar muitas dores de cabeça. 

Segundo Tessarioli, "se o homem de hoje aprender a nunca se abandonar, a única opção é estar dentro do mercado, não importa se ele vai estar com alguém ou não". Dentre essas e muitas outras informações e orientações, Paulo G. P. Tessarioli, que também é apresentador e consultor do Programa "Affair com você", afirma que torna uma relação duradoura "é a manutenção da admiração e do desejo sexual que um tem pelo outro. Isto só é possível se você continuar ligado no mundo e ser interessante não só pra quem está do seu lado, mas para as outras pessoas também".

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Você é tímido? Tem problemas com a timidez? Confira!

O Programa Hoje em Dia, da Rede Record de Televisão, entrevista o psicólogo Paulo G. P. Tessarioli a respeito de um fenômeno muito comum, a timidez. Conhecida tecnicamente como "medo social", a timidez se caracteriza por desconforto e, muitas vezes, inibição em situações de interação social. Dependendo da intensidade, a timidez precisa ser tratada, pois prejudica a realização pessoal e pode desencadear problemas emocionais mais graves.

Segundo Tessarioli, a mente de uma pessoa tímida processa pensamentos negativos, sobre si mesma, o tempo todo. "Quando a pessoa se refere a si mesma, é sempre de forma depreciativa. Acha que não é merecedora de um elogio, por exemplo, ou que chegou até ali porque as pessoas facilitaram a sua vida". Confira abaixo a entrevista na íntegra.


Quando a timidez é acompanhada por sintoma de ansiedade (tremores, suor excessivo nas mãos, axilas, pés, taquicardia, falta de ar, desarranjo intestinal, dores de cabeça, entre outros), é o momento adequado para consultar um psicólogo.


TV serve pra quê?

O desenvolvimento da Internet garantiu mais espaço ao mundo dos meios eletrônicos, mas a TV resiste ao tempo e continua na moda. O Programa "Affair com você" entrevista o Prof. Dr. Valdemar Setzer, Professor Titular do Departamento de Ciências da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, pesquisador e estudioso dos efeitos dos meios eletrônicos, em especial da TV, na vida de crianças, adolescentes e adultos, confira!


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Moda: para todos os gostos, corpos e rostos, confira!

Muitos afirmam não dar a mínima para a Moda. Porém, ela se faz presente nas passarelas e também nas ruas. O Programa "Affair com você" aborda o tema "Moda" com a participação de Maya Mattiazzo, stylist e produtora de moda e Liege Wisniewske, profissional da beleza.

sábado, 14 de maio de 2011

Entre tapas e beijos pode colocar tudo a perder, confira!


A revista "7dias com você" já está nas bancas e a repórter Fernanda Mendonça entrevista Paulo G. P. Tessarioli, apresentador e consultor do Programa "Affair com você", para saber mais sobre a famosa dupla: tensão e sexo. Muitas brigas acabam na cama, mas nosso especialista adverte: esse comportamento pode colcar sua relação a perder.



"Se de dia a gente briga a noite a gente se ama..." A música de Leonardo retrata fielmente a filosofia de muitos casais: nada melhor pra se fazer as pazes do que uma boa noite de sexo. Há quem diga, inclusive, que até a raiva é excitante. Pesquisa do Instituto de Tecnologia da Califórnia investiga a veracidade dessa premissa. Ainda não há nada comprovado, mas, após alguns testes em animais, os cientistas descobriram que os mesmos neurônios que entram em ação durante uma briga se acalmam durante a relação sexual. O psicólogo Paulo Tessarioli, especialista em sexualidade, explica tudinho.

Importância das brigas
As brigas conjugais são importantes, sim, como termômetro da relação, defendem os especialistas. Quando a relação é madura, os desabafos servem para ajustar os sentimentos. ou seja, um entende o outro e os dois podem se conhecer melhor e ajustar os ponteiros. Quando o casal evita as brigas, mesmo insatisfeitos, agrava os problemas no relacionamento. "Se depois de uma boa conversa tudo ficar resolvido, não há problema em fazer sexo", prescreve o psicólogo.

"Odeio brigas e fico nervoso quando não consigo resolver. A última coisa que quero é contato físico. Vou pra casa sozinho para refletir melhor" Daniel Castro, 30 anos.
Para saber mais, vá até a banca mais próxima e confira essa matéria na íntegra.

Esse post termina relembrando a abertura da novela "Tapas & Beijos" da Rede Globo, confira!


quarta-feira, 11 de maio de 2011

"O Nome da Coisa" ainda não li, mas a coisa estava muito boa no II SIES!

O II Simpósio Internacional de Educação Sexual, realizado entre os dias 28 e de 30 de abril de 2011, na cidade de Maringá, Estado do Paraná, contou com a participação de mais de 800 inscritos. A programação contemplou temas diversos e apresentou trabalhos de extrema relevância na área da Educação Sexual, como, por exemplo, o trabalho do Programa "Affair com você", baseado na interatividade que a Internet, em especial a TV da Internet, proporciona aos internautas e seus apresentadores.

Além da participação de pesquisadores da área da sexualidade e autoridades, tivemos o lançamento de alguns livros, como, por exemplo, "O Nome da Coisa" de autoria da Profª. Drª. Eliane Maio, "Inclusão e Sexualidade" de autoria da Profª. Drª. Ana Cláudia Bortolozzi Maia, palestra sobre "Direito e Sexualidade proferida pelo Prof. Dr. Roger Raupp Rios e muito mais, confira!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Infertilidade: quando e como procurar ajuda, confira!

Nem sempre querer é poder! As dificuldades para engravidar podem revelar um problema que precisa de ajuda profissional, a infertilidade. Nossa entrevistada, a psicóloga Luciana Leis, esclarece dúvidas e oferece orientações no Programa "Affair com você" com o objetivo de sinalizar a importância de procurar ajuda profissional adequada, confira!

sábado, 7 de maio de 2011

Especialista ensina “mães” de pets a não confundir emoções, confira!

Segundo especialista, o amor maternal por pets faz bem
desde que eles não sejam confundidos com filhos de verdade
Crédito: Sxc.hu   
Ser mãe é cuidar e amar incondicionalmente, diz o senso comum. E muita gente desenvolve esse instinto materno também por seus bichinhos de estimação. Janaína Cristina Pinto, 27, é uma dessas pessoas: "mãe" de seis gatos, um cachorro e uma chinchila (Steve Martin), ela os cria como se fossem filhos. Todos ou foram encontrados por ela na rua, abandonados, ou doados por amigos.
A dedicação dela é tanta que não faltam histórias de superação. Uma delas é a da gata Rebecca De Mornay - em homenagem à atriz americana -, que nasceu prematura e, extremamente frágil, chegou a ser desenganada. "Ela estava na rua, sem pelos, sem unhas, com os olhos infeccionados", conta Janaína, que na época tinha onze anos de idade.
O veterinário avisou sua mãe que a gata não resistiria. Então, Janaína imitou o que havia visto numa reportagem na televisão sobre recuperação de bebês prematuros: dar colo, muito colo. "Rebecca precisava de calor de mãe. Durante três semanas, ficou dentro da minha blusa. Fomos a todos os lugares assim."
Aos poucos, a gata melhorou, passou a tomar leite e a ganhar peso. Ficou cega, mas sua saúde é boa até hoje. "Rebecca, que já tem 16 anos, nunca mais precisou ir ao veterinário", conta.
Casada e sem filhos biológicos, Janaína diz enfrentar o dilema de todas as mães que conciliam maternidade e trabalho: sai de casa de manhã bem cedo e só volta à noite. "Chego louca para brincar, cuidar e aproveitar o tempo perdido", conta.
Segundo o psicólogo Paulo Tessarioli, uma das principais características que nos tornam humanos é justamente a de cuidar. "Em algum momento das nossas vidas vamos cuidar de coisas, pessoas ou animais." Para ele, cuidar de um animal de estimação é um estímulo para desenvolver essa capacidade que muita gente já possui e uma espécie de treino para descobrir se tem aptidão para ter filhos.
"Mas cuidar de um animal não é igual a criar um filho, porque, no primeiro caso, não há uma interação completa", compara Tessarioli. "Animais sentem e percebem coisas, mas não possuem características cognitivas ligadas ao pensamento que os tornam entendedores do que um ser humano expressa".
Assim, o animal entende uma ordem devido à entonação de voz e expressão facial e corporal de seu dono, não por seu significado. "Se o cachorro pudesse verbalizar o que sente, diria que gostaria de continuar sendo um cachorro", afirma.
Segundo Tessarioli, alguns erros comuns são abrir mão da autoridade na tentativa de cultivar uma linguagem próxima da dos animais, levando o bicho a se sentir "dono da família", ou gerar uma relação de tamanha dependência com o bicho que, sem a presença do adulto, ele fica inseguro e se recusa até a comer.
Do outro lado, o sinal amarelo deve acender quando a dona sente mais facilidade de criar vínculos com animais do que com semelhantes. "Pode ser sinal de problemas emocionais, como autodepreciação. Pessoas assim acham mais fácil lidar com animais porque não é preciso justificar comportamentos, já que os bichos não as julgam.”

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dúvidas sobre sexualidade? Mais interatividade para você, confira!

A edição número 11 do MotelCast surgiu a partir de algumas dúvidas dos internautas sobre sexualidade, que foram selecionadas por alguns dos integrantes da equipe que realiza o MotelCast, Beto Discher que esteve no comando, contando com as participações de Gabriel Cruz, Silas Augusto, Amanda Mota e Sheila Silva.

Essas dúvidas dos internautas foram enviadas para a coluna "Sexualidade" que é de responsabilidade do psicólogo, especialista em sexualidade, Paulo G. P. Tessarioli. A coluna "Sexualidade", assim como todo o site do Guia de Motéis, agora está ainda mais interessante, pois permite aos internautas postar comentários sobre as perguntas e respostas do colunista.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Você sabe o que é união homoafetiva? Confira!


O Programa "Affair com você" entrevista a Drª. Rosangela Novaes, Advogada Especialista em Direito Homoafetivo, para falar sobre os preconceitos, os direitos e as conquistas das uniões afetivas entre pessoas do mesmo sexo. Confira!